Qual é o meu peso ideal? Como avaliar meu corpo

Qual peso corporal devo me esforçar para alcançar? Qual é o meu peso ideal? Como devo avaliar meu corpo?

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Antes de sair correndo em busca de um corpo ideal, você deve se perguntar que tipo de figura deseja.

Para muitas mulheres, o mais importante talvez seja parecer figuras de modelos nas páginas brilhantes das revistas de moda.

E ainda a maioria dos modelos tem um peso e um IMC de 15 a 23% abaixo da média de mulheres da mesma idade.

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Nos últimos 30 anos, os modelos se tornaram 23% mais finos; enquanto a mulher média da mesma idade nos países ocidentais se tornou 15% mais gorda. Isso vale também para modelos masculinos.

O resultado dessa tendência é que essa lacuna entre modelos e realidade tem aumentado. Homens e mulheres gostam cada vez menos de seus corpos, e distúrbios alimentares começaram a se espalhar como uma epidemia.

Uma pesquisa publicada em 1995 em uma revista de psicologia americana afirmou que, depois de folhear uma revista de moda de alta circulação, 70% dos leitores se sentiam deprimidos, culpados por sua fraqueza ou tinham vergonha de seu peso e imagem corporal.

O peso estético, que é o peso considerado desejável pela indústria da beleza, representa, para muita gente, um objetivo inalcançável, porque está absolutamente fora do alcance de seus genes (seus corpos não conseguem alcançar ou manter esse peso. Mas isso não torná-lo menos desejável.

Um conceito que merece mais atenção é a definição do peso psicológico individual. Com esse termo, os nutricionistas costumam identificar o peso que uma pessoa atinge na maturidade, quando tem quase 25 anos, sempre tendo em vista os limites de variação dos valores de referência fornecidos pela tabela de crescimento.

O peso é, nas mesmas condições, uma função da constituição e morfologia do corpo que, ao mesmo tempo, depende da altura e das dimensões ósseas.

Com base nesses parâmetros, a constituição de cada pessoa pode ser classificada como pertencente a um desses três grupos: leve, normal ou forte.

Portanto, é claro que o peso que uma pessoa pode razoavelmente aspirar é o peso alcançado após o fim da puberdade (o período de máxima expressão da constituição), que tem sido mais ou menos constante por pelo menos dois anos.

Este peso pode ser ainda mais diminuído (de forma razoável), no máximo em 12%, e mantido sem esforço excessivo pela nutrição correta e um programa regular e medido de atividade corporal.

Seria francamente irracional esperar mais do que isso.

Para alguns de nós, pode ser uma pílula amarga de engolir, mas podemos nos assegurar de que as coisas são assim.