Dicas para melhorar a rentabilidade em sua clínica veterinária

Saiba quais são as mais importantes dicas para melhorar a rentabilidade em sua clínica veterinária, sair do vermelho e fazer do seu negócio um sucesso, com as informações que disponibilizamos a você, aqui neste artigo.

A rentabilidade da sua empresa, entendendo por esse conceito a proporção existente entre os recursos investidos na operação dos mesmos em comparação aos benefícios e / ou lucros obtidos, como fazer um orçamento, entre outros, que é um indicador essencial na realização de uma análise da situação financeira da organização, bem como avaliar a qualidade com a qual seu gerenciamento administrativo está sendo realizado. 

Para conhecer a saúde financeira da empresa em profundidade, é essencial que você tenha informações atualizadas das demonstrações financeiras e que saiba o estado de cada um dos principais indicadores que possui em seus negócios, para saber o que está sendo investido e se isso está sendo lucrativo.

Dicas para aumentar a lucratividade de sua clínica veterinária

1. Mantenha controle adequado de suas despesas

O controle de suas despesas na clínica veterinária tem a vantagem de que cada real economizado de forma inteligente se tornará um dinheiro extra que você terá como ganho. Para esse fim, será muito útil preparar uma demonstração do fluxo de caixa mensal na qual você possa analisar em quais áreas sua empresa está gastando mais e em que ajustes podem ser feitos para permitir que você seja mais eficiente.

Você pode fazer isso com ajuda de um sistema para clínica veterinária, que possui uma interface simples e muito eficiente para administração do seu negócio, demonstrando e realizando análise de balanço financeiro da empresa.

Da mesma forma, é recomendável que você implemente a prática de preparar orçamentos com os quais monitorará periodicamente as despesas e verificará se a política definida para esses está sendo seguida por cada um de seus gerentes.

2. Aumente suas margens de lucro

A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda do seu produto ou serviço e o custo envolvido na produção, que a empresa paga. Existem várias maneiras de aumentar a margem, como:

• Aumente os preços.

• Reduzir os custos dos produtos ou serviços vendidos.

• Uma mistura de ambas as opções.

Se você não concorda em aumentar seus preços, é importante lembrar que os consumidores aceitarão um aumento, desde que seja competitivo em relação às outras ofertas do mercado e você ofereça valor agregado, portanto o preço passa em segundo plano. O importante é analisá-lo e encontrar um equilíbrio no qual você possa aumentar seus lucros sem sacrificar a quantidade de vendas devido à insatisfação de seus clientes.

.

3. Gerencie seu inventário com eficiência

A administração correta de seus estoques é um dos principais fatores que influenciam o bom desempenho das empresas e, portanto, o aumento de seus lucros. É essencial que a empresa tenha um inventário bem gerenciado e controlado para evitar gerar custos desnecessários.

O monitoramento e controle de estoques é uma atividade essencial da sua empresa, pois, tendo uma visibilidade confiável, você pode tomar melhores decisões, além de reduzir custos, não carregando excessos ou faltando mercadorias e, portanto, oferecendo um melhor serviço ao seu cliente.

4. Analise a rentabilidade do seu portfólio de clientes

Ser uma empresa com foco no atendimento ao cliente é um dos objetivos que muitas empresas têm. O mercado de hoje é altamente competitivo e o foco no cliente pode ser uma vantagem muito importante e sustentável.

Uma maneira de descobrir quais clientes estão gerando mais lucro para você é através de uma análise da rentabilidade atual e potencial na qual você identificará em quais clientes é conveniente investir mais esforços, pois eles terão um impacto maior na lucratividade, dessa forma você será conveniente retê-los. 

Tente ter todas as informações possíveis sobre seus clientes, graças a essas informações, você pode criar promoções e ofertas de produtos e / ou serviços que irão gerar mais valor para seu cliente atual e os clientes em potencial.